CETE Point – Pizzaria Escola

O Projeto CETE Point Pizzaria é um projeto do CETE, que iniciou suas atividades em 2003, apoiando-se na parceria de uma ONG canadense de investimentos sociais. O objetivo primeiro deste projeto estava voltado à ministração de cursos profissionalizantes para a comunidade, no período diurno, tais como pizzaiolo, garçom e chapeiro de lanches, sendo que o período noturno estava reservado ao momento de estágio para estes profissionais em formação, já que se realizava com atendimento ao público, por meio da venda de lanches e de pizzas, mais uma forma de sustento da Casa Lar de Bebês, outro projeto da instituição.

            O sucesso do projeto se deu no ano de 2005, junto à comunidade e aos seus gestores, de forma que alcançou reconhecimento em nível nacional, sendo apresentado no programa Ação, da Rede Globo, como modelo de projetos sociais – ver (Ação social acaba em pizza). Contudo, o ano de 2006 foi marcado pelo término do contrato de parceria com a ONG canadense, que, somado o crescimento da concorrência de outras pizzarias e lanchonetes na comunidade, mais o fato de a pizzaria não trabalhar com bebidas alcoólicas, fez com que o projeto iniciasse um período de dificuldades financeiras. Além disso, a intervenção trabalhista desta categoria também acelerou as complicações pelas quais o projeto estava passando, uma vez que proibiu a realização dos estágios pelos alunos em curso após às 18h, o que obrigou a instituição a montar uma equipe independente e totalmente registrada, conforme as leis trabalhistas. Assim, o faturamento da venda dos produtos já não comportava mais o alto custo de despesas.

Em 2008, após avaliação da diretoria da instituição, levando em consideração os fatores mencionados anteriormente, bem como o fato de o Projeto CETE Point Pizzaria já não desempenhar sua proposta principal e inicial – a realização de cursos profissionalizantes –, visto que estava se tornando um ponto meramente comercial, fez com que seus gestores suspendessem o projeto, pelo menos temporariamente, para uma avaliação geral, reservando este momento para saldar dívidas e buscar novos parceiros para o mantimento do projeto.

Hoje, setembro de 2010, o espaço CETE Point ainda conserva suas características iniciais de ambiente escola e comercial, já que mantém alguns equipamentos e infraestrutura como, por exemplo, forno à lenha e cozinha;  hoje o CETE aluga seu espaço para eventos e atividades da comunidade, como aniversários, casamentos e confraternizações em geral.

Uma das campanhas publicitárias da pizzaria.

 

Anúncios